Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Políticas para controle de Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) no Brasil, 2017 / Policies for control health care-related infections (IRAS) in Brazil, 2017

Araújo, Beatriz Torres; Pereira, Daniella Cristina Rodrigues.
Comun. ciênc. saúde ; 28(3-4): 333-342, jul. 2017. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-972677

INTRODUÇÃO:

No Brasil, a preocupação com as infecções hospitalares, ou “infecções relacionadas à assistência à saúde” (IRAS), vem crescendo desde a década de 1990, quando foram publicados uma série de documentos acerca desse assunto. O monitoramento de informações sobre IRAS é de extrema importância, pois se percebe um aumento desse tipo de infecções ao longo do tempo.

OBJETIVO:

Identificar as principais estratégias que o Brasil tem utilizado para o controle de IRAS.

MÉTODOS:

Realizou-se uma análise documental das principais políticas, normas e boletins informativos sobre IRAS publicados no Brasil. Foram analisados cerca de cinco documentos principais que compõem a base normativa brasileira nos últimos 20 anos, bem como documentos específicos do hotsite de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

RESULTADOS:

Percebe-se que o Brasil tem avançado nas bases normativas nos últimos anos para o controle das IRAS, no entanto, ainda há escassez de estudos sobre os resultados dessas ações. Nota-se que a quantidade e/ou disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos nesse sentido está aquém do que seria necessário para o cumprimento do arcabouço legal da ÁREA.

CONCLUSÕES:

As iniciativas para o aprimoramento do sistema de vigilância ou ainda a criação de um plano/política na área são estímulos que devem se traduzir em ações concretas para que haja um controle mais eficaz das IRAS no Brasil.
Biblioteca responsável: BR599.1