Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Predictive factors of the interruption of exclusive breastfeeding in premature infants: a prospective cohort / Factores predictivos de la interrupción de la lactancia materna exclusiva en prematuros: cohorte prospectiva / Fatores preditivos da interrupção de aleitamento materno exclusivo em prematuros: coorte prospectiva

Luz, Lucyana Silva; Minamisava, Ruth; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Salge, Ana Karina Marques; Ribeiro, Laiane Medeiros; Castral, Thaíla Corrêa.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 2876-2882, Nov.-Dec. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977618
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a incidência do aleitamento materno exclusivo e os fatores de risco associados à interrupção de aleitamento materno exclusivo em prematuros após a alta hospitalar.

Método:

Coorte prospectiva com 113 prematuros em unidade neonatal, e acompanhados entre 7 e 15 dias após a alta hospitalar. Teve-se como desfecho a interrupção do aleitamento materno exclusivo. As variáveis de exposição maternas e neonatais foram avaliadas por meio do modelo de regressão e descritas pela razão de risco e intervalo de confiança (95%).

Resultados:

A incidência de aleitamento materno exclusivo foi de 81,4% na alta e 66,4% entre 7 e 15 dias após a alta. As variáveis gestação dupla, tempo de ventilação e peso ao nascer foram associadas a um maior risco de interrupção do aleitamento materno exclusivo após a alta.

Conclusão:

É necessária a implementação de ações que promovam o início precoce e manutenção do aleitamento materno exclusivo no prematuro.
Biblioteca responsável: BR1.1