Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribution and prevalence of transmissible venereal tumor in the Colombian canine population / Distribución y prevalencia de tumor venéreo transmisible en la población canina colombiana / Distribuição e prevalência do tumor venéreo transmissível na população canina colombiana

Arcila-Villa, Antony; Dussán-Lubert, Carmen; Pedraza-Ordoñez, Francisco.
Rev. colomb. cienc. pecu ; 31(3): 180-187, jul.-set. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-978257
Resumo Antecedentes o tumor venéreo transmissível canino (TVTC) é talvez a neoplasia mais antiga dos caninos. É transmitido por um transplante alogênico entre animais susceptíveis. Sua distribuição é mundial, principalmente em áreas urbanas com altas populações de cães de rua.

Objetivo:

estimar a atual distribuição e prevalência de CTVT colombiano.

Métodos:

neste estudo, além de uma revisão da literatura, informação epidemiológica de TVTC foi obtido de 152 veterinários em cinco regiões da Colômbia, por meio de um formulário eletrônico (usando o Google Forms).

Resultados:

esta análise confirma que TVTC é endêmica nas regiões habitadas da Colômbia é altamente prevalente na região andina, a região mais populosa. Para os casos relatados, não houve diferenças significativas em relação ao sexo dos animais afetados, o seu estado reprodutivo nem do sua origem. Uma associação entre os casos de TVTC e doenças infecciosas concomitantes foi encontrada. Os resultados amostram que a vincristina é terapia mais eficaz contra o TVTC e o fenómeno de resistência não é um problema grave na Colômbia.

Conclusão:

os resultados confirmam que a TVTC é endémico no país, o qual coincide com a análise global dos fatores que permitem que a doença continue existindo e implica que os cães de rua são o reservatório da doença. Consequentemente, recomenda-se que políticas de controle sejam implementadas para cães de rua na Colômbia.
Biblioteca responsável: CO332