Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Community acquired pneumonia incidence among children less than 5 years of age in Concordia, Argentina: vaccination impact / Incidencia de la neumonía extrahospitalaria en menores de 5 años en Concordia (Argentina): repercusión de la vacunación / Incidência de pneumonia adquirida na comunidade em crianças menores de 5 anos em Concordia, Argentina: impacto da vacinação

Ruvinsky, Raúl O; Rearte, Analía; Kupervaser, Judit; Gentile, Fernando; Haidar, Adriana; Cafure, Maria E; Tito, Maria Elisa; Avaro, Federico; Cortiana, Cristina; Cozzani, Hugo; Véliz, Omar; Fossati, Sofia; Regueira, Mabel; Vizzotti, Carla.
Rev. panam. salud pública ; 42: e167, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-978831
RESUMO Objetivo Avaliar a efetividade da vacina pneumocócica conjugada (PCV13) em prevenir pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e doença pneumocócica invasiva (DPI) após 2 anos da incorporação da vacina (2 + 1) ao Programa Nacional de Vacinação da Argentina e descrever as variáveis associadas à ocorrência de pneumonia bacteriana e internação hospitalar. Métodos Estudo prospectivo de base populacional de vigilância da incidência de PAC (atendimento ambulatorial e em internação hospitalar) em crianças menores de 5 anos de idade realizado no Departamento de Concordia, Entre Rios, na Argentina, de abril de 2014 a março de 2016. O diagnóstico de provável pneumonia bacteriana foi determinado segundo o protocolo padronizado da OMS. A incidência no período pós-introdução da vacina foi comparada aos resultados de um estudo anterior realizado com metodologia semelhante no período pré-introdução da PCV13 de 2002 a 2005. Resultados No período de estudo, foi feito o diagnóstico clínico de PAC em 330 pacientes, dos quais 92 foram casos de provável pneumonia bacteriana (6 com derrame pleural). A bactéria Streptococcus pneumoniae não foi isolada em nenhuma amostra. Não foi observado nenhum fator associado à provável pneumonia bacteriana na análise multivariada. Houve uma redução significativa da ocorrência de provável pneumonia bacteriana e derrame pleural em relação ao estudo anterior 63% (P < 0,0001) e 80,9% (P < 0,003), respectivamente. A cobertura vacinal de PCV13 foi de 97,3% para a primeira dose e 84,8% para a dose de reforço. Conclusões A PCV13 foi efetiva em reduzir a incidência de pneumonia com consolidação e derrame pleural em crianças menores de 5 anos em Concordia, na Argentina. A vacinação é uma estratégia de saúde pública muito efetiva para reduzir doenças que podem ser evitadas com vacina, com impacto na morbidade e nas internações hospitalares.
Biblioteca responsável: BR1.1