Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cost effectiveness analysis of plasma genotyping versus tumor genotyping in detection of advanced non-small-cell lung cancer with epidermal growth factor receptor and T790M mutation under the Brazilian private healthcare system perspective / Custo-efetividade do uso da biópsia líquida versus biópsia tecidual para detecção de câncer de pulmão de não pequenas células avançado com receptor do fator de crescimento epidérmico e mutação T790M sob a perspectiva do sistema suplementar de saúde do Brasil

Santos, Marcos; Custodio, Marcelo Graziano; Matsuo, Alisson Leonardo; Montenegro, Giuliana; Pepe, Camila; Asano, Enzo; Araujo, Luiz Henrique.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 10(3): 262-268, dez. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, ECOS | ID: biblio-981054

Objetivo:

Comparar os custos e efetividade da biópsia líquida versus biópsia tecidual para detecção da mutação T790M no câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado com mutação no receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) e que progrediram após o uso de um inibidor do sítio da tirosina cinase associada ao EGFR (EGFR-TKI), sob a perspectiva do sistema suplementar de saúde do Brasil.

Métodos:

Pacientes com mutação EGFR-T790M pós-EGFR-TKI são elegíveis ao tratamento de segunda linha com um EGFR-TKI de terceira geração (osimertinibe). Para a estimativa dos custos relacionados ao método de diagnóstico de mutação T790M, foi elaborado um modelo de árvore de decisão. A utilização de recursos foi estimada por painel de especialistas e os custos diretos foram estimados utilizando-se bases de dados oficiais.

Resultados:

A biópsia líquida proporcionou redução de R$ 391 por paciente, devido a uma redução no custo com complicações; evitou que 40,96% dos pacientes passassem por um procedimento invasivo e que 31,95% dos pacientes tivessem algum tipo de complicação.

Conclusão:

Os dados observados embasam um novo paradigma para o manejo da resistência aos EGFR-TKIs, com genotipagem pelo plasma como primeira opção diagnóstica, o que pode auxiliar na melhor definição do tratamento e reduzir custos ao sistema de saúde suplementar brasileiro.
Biblioteca responsável: BR1925.9