Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos, Intervenções e Resultados Esperados de Enfermagem para Pacientes com HIV/Aids: Revisão Integrativa / Diagnoses, Interventions and Outcomes of Nursing Expected for Patients with HIV/AIDS: an Integrative Review

Brito, Jéssica Ladyanne Oliveira Pereira de; Pôrto, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Sousa , Maria Josenilda Félix; Souza Neto , Vinicius Lino de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(2): 165-172, 2017. ilus 3415 KB
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-981287

Objetivo:

Identificar na literatura científica os diagnósticos de enfermagem para pacientes com HIV/Aids. Material e

Métodos:

Trata-se de um estudo de revisão integrativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Lilacs, SciELO, PubMED, CINAHL, no período de junho e julho de 2014. Para realizar a pesquisa nas bases, utilizaram-se descritores da saúde, como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sexo Seguro, HIV, Diagnóstico de Enfermagem e Cuidados de Enfermagem. Assim, após uma busca refinada, os artigos selecionados conforme critérios de inclusão e exclusão passaram por um processo de análise e normatização entre os pesquisadores, sumarizando-se quatro artigos. Os artigos elencados tinham como nomenclatura adotada a North American Nursing Diagnosis Association ­ NANDA para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem.

Resultados:

Os diagnósticos de enfermagem presentes foram padrão respiratório ineficaz; risco de integridade da pele prejudicada; religiosidade prejudicada; enfrentamento defensivo caracterizado por negação de problemas ou fraquezas evidentes e recusa de receber ajuda; risco de sentimento de impotência relacionado à doença e padrões de enfrentamento inadequado. Foram elaboradas 24 intervenções e 13 resultados esperados.

Conclusão:

Por fim, nota-se que os diagnósticos de enfermagem direcionam para a elaboração das intervenções e resultados, priorizando, assim, as necessidades do paciente com HIV/Aids. Com isso, nota-se que o Processo de Enfermagem constitui-se em instrumento essencial para a efetivação do cuidado de enfermagem de modo organizado e voltado para às Necessidades Humanas Básicas. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.21, n.2