Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Telessaúde como eixo organizacional dos sistemas universais de saúde do século XXI / Telehealth as core of 21st century universal health care systems / Telesalud como eje organizacional de los sistemas de salud universales del siglo XXI

Harzheim, Erno; Chueiri, Patrícia Sampaio; Umpierre, Roberto Nunes; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Siqueira, Ana Célia da Silva; D'Avila, Otávio Pereira; Bastos, Cynthia Goulart Molina; Katz, Natan; Dal Moro, Rafael Gustavo; Telles, Luiz Felipe; Schmitz, Carlos André Aita.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 14(41): e1881, fev. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-981952
Novos desafios epidemiológicos e demográficos demandam novas formas de organizar os sistemas de saúde. O presente ensaio propõe a telessaúde como ferramenta organizativa, capaz de suavizar o triângulo de ferro da atenção à saúde e de facilitar a busca pelo triple aim, pelo seu potencial de aumento do acesso e qualidade com redução de custo. A integração da telessaúde ao processo de referência e transição entre serviços assistenciais aumenta a resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS), favorece a coordenação do cuidado, promove adesão terapêutica, diminui reinternações e estimula a prevenção quaternária. Este ensaio propõe a telessaúde como metasserviço que confere densidade tecnológica à APS e permite que ela se torne coordenadora efetiva do cuidado, passando a organizar o fluxo de informações, pessoas e insumos. Frente às inovações propostas, é essencial avaliar o impacto de ações já existentes de telessaúde para viabilizar a sua aplicação como metasserviço de saúde.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1