Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análisis del sobrepeso, obesidad, niveles de actividad física y autoestima de la niñez de León, Nicaragua / Analysis of Overweight, Obesity, Physical Activity Levels, and Self-Esteem in Children From León, Nicaragua / Análise do sobrepeso, obesidade, níveis de atividade física e autoestima das criancas de León, Nicarágua

Reyes Ortiz, Ricardo; Otero Zamora, Eddy; Pastrán Mairena, Raúl; Herrera Monge, María Fernanda; Álvarez Bogantes, Carlos.
MHSalud ; 16(1): 54-69, ene.-jun. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-984704
Resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar a prevalência de sobrepeso ou obesidade, os níveis de atividade física e autoestima em uma região escolar de Nicarágua. Avaliaram-se 731 estudantes de 10 escolas do departamento de León Nicarágua, dos quais 260 eram da quarta serie, 226 de quinta e 245 da sexta serie, com idades entre 9 e 13 anos. Para medir cada variável do estudo foram usados a altura e peso, avaliados para o cálculo do IMC, o Questionário de Atividade Física para Crianças Mais Velhas (PAQ-C) e o Questionário de Autoestima (LAWSEQ). De acordo com os resultados, 25% dos estudantes têm prevalência de sobrepeso e obesidade e 4% de baixo peso. No nível de atividade física, 77% fazem atividade física moderada. Quanto à autoestima, constatou-se que 51% tinham baixa autoestima e apenas 4% possuíam adequado nível de autoestima. Esses resultados definem o caminho para o desenvolvimento de intervenções que contemplem o ambiente escolar, a fim de promover estratégias que ativem na infância e ao longo da vida para um estilo de vida mais saudável.
Biblioteca responsável: CR1.1