Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing Care Systematization in a basic health unit: perception of the nursing team / Sistematización de la Asistencia de Enfermería en unidad básica de salud: percepción del equipo enfermero / Sistematização da Assistência de Enfermagem em unidade básica de saúde: percepção da equipe de enfermagem

Ribeiro, Grasielle Camisão; Padoveze, Maria Clara.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03375, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-985025
RESUMO

Objetivo:

Realizar um diagnóstico situacional da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde, na percepção da equipe de enfermagem.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo-exploratório, realizado em uma Unidade Básica de Saúde no interior de São Paulo. Para a coleta de dados, utilizou-se de um questionário estruturado, contendo escala tipo Likert, previamente validado por especialistas.

Resultados:

O questionário foi aplicado a 21 profissionais de enfermagem. Verificou-se que a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do processo de enfermagem ainda é incipiente nas Unidades Básicas de Saúde. Em relação ao seu uso em todas as ações de enfermagem 19% dos entrevistados acham que nunca é usada, 38% acham que raramente e 29% responderam algumas vezes. As principais dificuldades apontadas foram relacionadas à falta de estrutura institucional, destacando-se a falta de capacitação por parte da instituição (81%). A equipe possui entendimento razoável sobre o tema e apontou que a formação profissional não prepara para a realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem na atenção primária.

Conclusão:

É necessário interesse institucional para a viabilização da implantação. O estudo pode contribuir para a efetiva implantação nesta unidade e apontar diretrizes para a sua implementação em outros contextos similares.
Biblioteca responsável: BR41.1