Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estado nutricional de idosos fumantes e ex-fumantes da cidade de São Paulo, Brasil / Nutrition status of elderly smokers and former smokers of São Paulo City, Brazil

Gonçalves, Isis Bonfitto; Lebrão, Maria Lúcia; Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira; Wagner, Gabriela Arantes; Zanetta, Dirce Maria Trevisan.
Rev. bras. epidemiol ; 21(supl.2): e180013, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-985270
RESUMO

Objetivo:

A concomitância de fumo e maus hábitos alimentares representa uma piora no prognóstico da saúde e na qualidade de vida dos idosos. O objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional de idosos fumantes e ex-fumantes residentes na cidade de São Paulo.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal em 2010, com uma amostra representativa de 1.345 indivíduos com 60 anos ou mais, que fazem parte da coorte de idosos acompanhados pelo Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE). Foram descritos os aspectos sociodemográficos, de saúde e nutricionais dos idosos de acordo com o uso de tabaco na vida.

Resultados:

A proporção de fumantes e ex-fumantes foi de, respectivamente, 12,9 e 54,7% para o sexo masculino; 11,0 e 25,2% para o sexo feminino; e de 11,8 e 37,2% para a população total do estudo. Para ambos os sexos, com o aumento da idade, diminuiu a proporção de fumantes. A proporção de idosas fumantes com ingestão adequada de frutas foi menor. Fumantes apresentaram pior estado nutricional, com menos refeições por dia e maior frequência de baixo peso.

Conclusão:

Considerando-se o impacto do hábito alimentar inadequado e de fumar sobre a saúde, os fumantes idosos merecem atenção especial sobre o seu estado nutricional.
Biblioteca responsável: BR1.1