Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da eficácia de sistema de ventilação local exaustora utilizado no controle de sílica cristalina em indústria de borracha de silicone / Evaluation of the effectiveness of a local exhaust ventilation system employed for controlling crystalline silica in a silicone rubber industry

Oliveira, Aluísio de; Pinto, Teresa Cristina Nathan Outeiro.
Rev. bras. saúde ocup ; 44: e4, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-985370
Resumo

Introdução:

os sistemas de ventilação local exaustora (SVLE) podem ser utilizados para controlar a exposição ocupacional a agentes químicos. Contudo, muitas vezes são indevidamente concebidos, instalados ou operados, tornando-se ineficazes.

Objetivo:

avaliar a eficácia de um SVLE empregado para controle da sílica cristalina utilizada na produção da borracha de silicone.

Métodos:

a avaliação aplicada foi baseada em procedimentos técnicos descritos em literatura referencial de ventilação industrial e sistematizada em três etapas - inspeção inicial, avaliação dos parâmetros do SVLE e avaliação ambiental. Foi realizado um teste de campo em um SVLE instalado em misturador de sílica e silicone utilizado em uma empresa de fabricação de borracha de silicone no Estado de São Paulo.

Resultados:

as etapas de inspeção e avaliação dos parâmetros do SVLE apontaram deficiências no projeto, na operação e na manutenção do sistema, referendadas por sua reduzida velocidade de captura. Na avaliação ambiental, foram encontradas concentrações de sílica cristalina na fração respirável acima do valor de referência adotado.

Conclusão:

o estudo ratificou a necessidade de projeto, instalação, operação e manutenção dos SVLE estarem em consonância com os princípios de engenharia de ventilação a fim de se obter o funcionamento eficaz do sistema.
Biblioteca responsável: BR1.1