Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ansiedad e insatisfacción corporal en universitarios / Ansiedade e insatisfação corporal em universitários / Anxiety and body dissatisfaction in university students

Medina-Gómez, María Begoña; Martínez-Martín, María Ángeles; Escolar-Llamazares, María Camino; González-Alonso, Yolanda; Mercado-Val, Elvira.
Acta colomb. psicol ; 22(1): 13-21, ene.-jun. 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-989073
Resumo A ansiedade e a insatisfação corporal são fatores de risco dos transtornos de comportamento alimentar e da ingestão de alimentos. Esta pesquisa procura analisar os níveis de ansiedade e de insatisfação corporal, bem como sua relação com as diferenças em função do gênero, do curso e do centro de estudos em 516 universitários de Burgos, Espanha - 42.8 % homens e 57.2 %, mulheres; M = 21.7 anos (DP = 4.1) -, utilizando uma amostra aleatória estratificada. Para isso, foi realizado um estudo descritivo transversal, no qual foi aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a subescala Insatisfação Corporal do Inventário de Transtornos de Comportamento Alimentar. Como resultados, ao redor de 20 % dos participantes apresentaram níveis altos de ansiedade, embora não se tenham encontrado diferenças por gênero, curso ou centro de estudos; além disso, 61.4 % apresentaram alta ou moderada insatisfação corporal, principalmente mulheres, pessoas ansiosas ou de segundo curso na universidade. Também foi encontrada inter-relação entre esses fatores, razão pela qual, em alguns universitários, pôde ser verificado determinado risco para o surgimento de transtorno de comportamento alimentar e da ingestão de alimentos.
Biblioteca responsável: CO320.1