Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação microbiológica de sorvetes comercializados em Goiânia-GO / Microbiological evaluation of ice creams commercialized in Goiânia-GO

Hamú, Jéssica Rios Pedroso Neme; Cardoso, Alessandra Marques.
Rev. bras. anal. clin ; 50(4): 351-357, 20190410. Tab.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995987

Objetivo:

O sorvete é um alimento de alto valor nutricional, possibilitando uma alimentação equilibrada, sendo consumido independente da estação do ano. Tendo em vista a segurança alimentar dos consumidores, este estudo objetivou avaliar a qualidade microbiológica de sorvetes comercializados em Goiânia-GO, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Nº 12, de 02 de Janeiro de 2001.

Métodos:

Foram analisadas vinte amostras, sendo dez oriundas de sorveterias do tipo self-service e dez do tipo gourmet, nos sabores creme e chocolate.

Resultados:

Das vinte amostras analisadas, 100,0% apresentaram ausência de Salmonella spp., oito (40,0%) apresentaram coliformes termotolerantes e quatro (20,0%) apresentaram estafilococos coagulase positiva acima do limite permitido.

Conclusão:

Nossos achados evidenciaram que 80,0% das sorveterias analisadas não atenderam à legislação brasileira vigente. Comparando os tipos de sorveteria, self-service e gourmet, evidenciou-se que o tipo self-service retratou um número ligeiramente maior de amostras inadequadas para consumo, quando comparadas ao tipo gourmet. Com relação aos sabores avaliados, de 12 sorvetes impróprios para o consumo, sete eram de chocolate e cinco de creme. Em conclusão, os resultados da pesquisa revelaram condições higiênico-sanitárias insatisfatórias na maioria das sorveterias de Goiânia-GO analisadas, comprometendo a segurança alimentar dos consumidores.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1