Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde / /Perception of students of a public university on the Education Program for Work in Health

Pinto, Anna Carolina Martins; Oliveira, Isabela Viana; Santos, Ana Luiza Soares dos; Silva, Luiza Eunice Sá da; Izidoro, Gabriela da Silva Lourelli; Mendonça, Raquel de Deus; Lopes, Aline Cristine Souza.
Ciênc. saúde coletiva ; 18(8): 2201-2210, Ago. 2013. graf, tab
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-31237
Este estudo objetivou analisar, na perspectiva dos alunos, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) de uma universidade pública de Belo Horizonte-MG em seu primeiro ano e seu impacto na formação dos discentes. Estudo de coorte prospectivo com os alunos participantes do PET-Saúde, com dados coletados por questionário estruturado e autoaplicado, aos seis e dez meses do programa, com questões sociodemográficas, de avaliação da metodologia, objetivos e impacto do programa. A maioria relatou que os objetivos propostos foram alcançados, destacando o trabalho interdisciplinar e a produção acadêmica voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa também contribuiu para a formação profissional nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, sendo que na segunda avaliação, os discentes relataram maior interação com equipamentos sociais. Acredita-se que o PET-Saúde constitui importante estratégia de formação de recursos humanos conforme as necessidades do SUS, por possibilitar o exercício do trabalho em equipe, da comunicação, agilidade e criatividade para lidar com situações adversas, bem como a vivência dos princípios da Atenção Primária integrados à comunidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1