Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação das ações dispensadas no atendimento aos pacientes acometidas por hanseníase na atenção primária em saúde no município de Vitória da Conquista, BA / Evaluation of actions taken in the care of patients affected by leprosy in primary health care in the city of Vitória da Conquista, BA

Gusmão, Cláudia Farias Brito.
Vitória da Conquista, BA; s.n; 2016. 82 p. ilus, mapas, tab.
Tese em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-36821

Introdução:

A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso crônico, de importante magnitude em diversas regiões do mundo, principalmente no Brasil, apesar dos avanços alcançados. Ainda assim, há grande dificuldade em suas bases de controle, devido ao seu caráter de doença negligenciada. Objetivo geral Avaliar as ações dispensadas no atendimento aos pacientes acometidos por hanseníase na Atenção Primária em Saúde para suspeição, identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento no município de Vitória da Conquista, BA, para a garantia do direito à saúde.

Métodos:

Este estudo foi um recorte de uma pesquisa maior (INTEGRAHANS) realizada em todo o território do referido município, zona urbana e zona rural. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva que utilizou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de um questionário para cada grupo de participantes profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde e agentes Comunitários de Saúde. Responderam ao questionário de 232 profissionais de saúde e de 405 agentes comunitários. Após a coleta de dados, foram feitas as análises estatísticas utilizando o programa Epi Info.

Resultados:

Constatou-se que a maior parte dos profissionais não fez atendimento a pessoas com hanseníase no último mês, não realizou abordagem para pessoas com esse agravo e não fez preenchimento de ficha para avaliação dermatoneurológica. Dos 405 Agentes Comunitários de Saúde que respondeu ao questionário, observou-se que a maior parte destes não realizou abordagem a pessoas com hanseníase, no último mês, como não fez acompanhamento de casos em episódios reacionais e não realizou atividades em grupo para pessoas com hanseníase.
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; T616.998098142, G982a