Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização molecular do parvovirus humano B19 associado com neuromielite/Molecular characterization of human parvovirus B19 associated with neuromyelitis

Oliveira, Maria Isabel de; Afonso, Ana Maria Sardinha; Figueiredo, Cristina Adelaide; Curti, Suely Pires; Klautau, Giselle Burlamaqui; Sallum, Maria Anice Mureb.
Rev Pan-Amaz Saúde ; 2(2): 71 - 74, 2011. tab, graf
Artigo em Inglês | IEC | ID: iec-10426

INTRODUÇÃO:

O parvovírus B19 humano (B19V) é associado a vários sintomas clínicos. Uma infecção aguda pode levar à ocorrência de anemia, eritema infeccioso ou hidropsia fetal, bem como artrite e outras manifestações clínicas. Infecções por B19V podem também ocasionar várias doenças desmielinizantes. A análise filogenética das sequências parciais de eritrovírus resultou em três possíveis grupos de genótipos de B19V. Este estudo consistiu na análise de amostras de uma paciente com neuromielite, o que possibilitou a caracterização molecular do parvovírus B19 humano.

OBJETIVO:

Estudar a infecção por B19V associada a uma manifestação neurológica e realizar sua análise filogenética.

MÉTODOS:

Amostras de soro e de líquido cefalorraquidiano foram testadas para a observação de infecção por B19V. O teste sorológico utilizado para a pesquisa de B19V foi um kit comercial de ensaio imunoenzimático para IgG e IgM. A detecção de ácido nucleico foi realizada utilizando-se um teste de PCR. As análises filogenéticas foram realizadas utilizando PAUP e outros programas.

RESULTADOS:

Este artigo registra que a topologia de sequências de isolados virais de uma paciente com neuromielite foram inseridas em um clado constituído de grupos dentro do genótipo 1 de B19V.

CONCLUSÃO:

Esses achados indicam que este genótipo do vírus tem se mantido circulante em São Paulo, Brasil. Este relato representa um caso raro no qual o B19V pode ter sido o agente responsável pela infecção no sistema nervoso central.(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1