Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atrasos na atenção materna e neonatal/Demoras en la atención materno-neonatal: evaluación cualitativa de muertes neonatales en establecimientos de referencia del Ministerio de Salud en Perú

Hurtado-La Rosa, Raquel; Kusunoki-Fuero, Lourdes; Peinado-Rodriguez, Jesús Eduardo; Velásquez-Hurtado, José Enrique; Vigo-Valdez, Walter Eduardo; Rosas-Aguirre, Ángel Martín.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(2): 33-44, 2016. tab
Artigo em Espanhol | IEC | ID: iec-15701

INTRODUÇÃO:

Para acelerar a diminuição da mortalidade infantil é necessário enfrentar a mortalidade neonatal de maneira efetiva com implementação de intervenções oportunas e apropriadas.

OBJETIVOS:

Identificar potenciais atrasos na atenção materna e neonatal por meio de uma avaliação qualitativa de recém-nascidos falecidos no período de julho a dezembro de 2011.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo qualitativo que incluiu 22 entrevistas em profundidade (EEP) a mães de neonatos falecidos no período do estudo, usando entrevista semiestruturada baseada no questionário padrão de autópsia verbal recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A entrevista incluiu, ainda, perguntas para identificar atrasos na atenção seguindo o modelo das três demoras a) na tomada da decisão na procura de atenção; b) na procura de atenção devido ao acesso limitado aos serviços de saúde; e c) na própria atenção nos serviços de saúde.

RESULTADOS:

A maioria dos atrasos foram verificados na atenção e associados a falhas nas principais práticas maternas e neonatais avaliação do trabalho de parto, atenção no parto, diagnóstico do recém-nascido e manipulação do recém-nascido sadio e com complicações.

CONCLUSÃO:

O estudo identificou atrasos e falhas frequentes na atenção materna e neonatal nos serviços de saúde estudados e que requerem ações corretivas para a redução na mortalidade neonatal (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1