Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de infecções por Candida em um hospital universitário da região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, Brasil/Evaluation of infections by Candida at a university hospital of Vale do Paraíba region, São Paulo State, Brazil: species distribution, colonization, risk factors and antifungal susceptibility

Khouri, Sonia; Ruiz, Luciana da Silva; Auler, Marcos Ereno; Silva, Bosco Christiano Maciel da; Pereira, Virgínia Bodelão Richini; Domaneschi, Carina; Hahn, Rosane Christine; Paula, Claudete Rodrigues.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(2): 51-57, 2016. tab
Artigo em Inglês | IEC | ID: iec-15703
A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo epidemiológico, registrando a prevalência de Candida spp. que causa infecção, assim como a colonização, distribuição de diferentes espécies em espécimes clínicos de diversos setores de um hospital universitário, fatores de risco e sua suscetibilidade às drogas antifúngicas. Acima de um período de um ano, 100 amostras de Candida de 67 pacientes foram isoladas e identificadas, as quais 74 por cento foram caracterizadas como colonização e 26 por cento como infecção nosocomial. C. albicans foi a mais frequente (40 por cento), seguida de C. tropicalis (25 por cento), C. parapsilosis (21 por cento), C. glabrata (9 por cento), C. rugosa (2 por cento), C. novergensis (1 por cento), C. krusei (1 por cento) e C. guilliermondii (1 por cento). As espécies Candida não albicans representaram 71,4 por cento de casos de colonização e 52,1 por cento de infecção. C. albicans foi a espécie mais comum encontrada nas secreções e no sangue. C. parapsilosis foi a mais isolada das amostras do cateter venoso, enquanto que C. tropicalis e C. glabrata foram as espécies mais frequentemente isoladas em sondas. As alas hospitalares com o maior número de leveduras foram as Unidades de Terapia Intensiva (45 por cento). A falência renal e os múltiplos traumas foram as doenças de base mais frequentes e os principais fatores de risco para colonização ou infecção foram a terapia com antibióticos e procedimentos invasivos. A maioria das amostras mostrou alta suscetibilidade para os agentes antifúgicos estudados. Investigações epidemiológicas desses agentes no ambiente hospitalar são bastante importantes, principalmente no hospital estudado, pois assim medidas preventivas podem ser realizadas contras as infecções (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1