Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Susceptibility profile of uropathogens in pregnant women at a hospital in the southeast of Pará State, Brazil/Perfil de suscetibilidade de uropatógenos em gestantes atendidas em um hospital no sudeste do Estado do Pará, Brasil

Oliveira, Rodrigo Alves de; Ribeiro, Edlainny Araujo; Gomes, Marcela Carvalho; Coelho, Danilo Dias; Tomich, Geórgia Miranda.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(3): 43-50, 2016. tab
Artigo em Português | IEC | ID: iec-15726

INTRODUÇÃO:

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das doenças responsáveis pelo aumento de partos prematuros, além de estar associada com a restrição de crescimento intrauterino, retardo mental e complicações secundárias relacionadas à mãe.

OBJETIVOS:

Identificar as espécies bacterianas e demonstrar o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos (in vitro) de amostras urinárias isoladas de gestantes atendidas em um hospital público no sudeste do Estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foi realizado um estudo descritivo, prospectivo e transversal. O procedimento técnico de análise microbiológica das amostras seguiu as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Clinical and Laboratory Standards Institute.

RESULTADOS:

Foram analisados 86 sumários de urina de 86 gestantes; desses, 38,4 por cento foram positivos para ITU e 76 por cento das pacientes não apresentaram solicitação para realização de urocultura. A Escherichia coli se fez presente em 36,4 por cento das ITU. O perfil de suscetibilidade para meropenem, rifampicina e vancomicina foi de 100 por cento de eficácia para as cepas testadas, enquanto que os betalactâmicos não apresentaram bom desempenho.

CONCLUSÃO:

Esses resultados reforçam a necessidade de se realizar e seguir as recomendações para o diagnóstico correto e tratamento efetivo da ITU em gestantes, a fim de evitar a ocorrência frequente de complicações perinatais, destacando o importante papel do teste de suscetibilidade a antimicrobianos (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1