Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

GeneXpert MTB/RIF assay for diagnosis of tuberculosis/Teste rápido molecular GeneXpert MTB/RIF para diagnóstico da tuberculose

Lima, Taiza Maschio de; Belotti, Naiara Cristina Ule; Nardi, Susilene Maria Tonelli; Pedro, Heloisa da Silveira Paro.
Rev Pan-Amaz Saude ; 8(2): 67-78, 2017. quad
Artigo em Português | IEC | ID: iec-16190

INTRODUÇÃO:

Em 2013, no Sistema Único de Saúde, foi implantada uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose (TB), o método GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2h.

OBJETIVO:

Analisar os resultados da utilização do método GeneXpert para o diagnóstico laboratorial da TB.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma revisão de literatura sobre o método GeneXpert, com a utilização de manuais e artigos, em diferentes idiomas, das fontes MEDLINE, SciELO, LILACS e Google Acadêmico, na qual foram selecionados 60 artigos.

RESULTADOS:

Dos 49 artigos que relataram o uso de material clínico, 51,0% (N = 25) analisaram amostras provenientes de países considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde. Embora 63,2% (N = 31) dos artigos se reportem a amostras pulmonares, alguns estudos mostraram boa performance do método em amostras extrapulmonares. A sensibilidade do GeneXpert nos estudos analisados variou entre 46,0% e 100,0%. As pesquisas revelaram bom desempenho do método molecular GeneXpert para o diagnóstico da TB. A técnica é considerada simples, com baixos riscos biológicos, com custo equivalente ao de outras técnicas moleculares, e pode ser realizada com treinamento mínimo.

CONCLUSÃO:

Muitos estudos apontaram a rapidez, a boa sensibilidade e a especificidade desse método. O GeneXpert ainda não elimina a necessidade do uso de métodos bacteriológicos tradicionais. Trabalhos futuros poderão esclarecer algumas divergências entre as pesquisas consultadas, principalmente em relação à resistência à rifampicina
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1