Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Facial trauma and oral morbidity caused by violence in Belém, Pará State, Brasil/Traumas faciais e morbidade bucal provocada pela violência em Belém, estado do Pará, Brasil

Hage, Caio de Andrade; Xavier, Thiago Brito; Arantes, Diandra Costa; Zampieri, Maurilio de Souza; Nascimento, Liliane Silva do.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(1): 41-49, 2018. ilus., tab., graf
Artigo em Português | IEC | ID: iec-17487

OBJETIVO:

Identificar as lesões da região bucomaxilofacial relacionadas a casos de violência em indivíduos com traumas faciais ocorridos na cidade de Belém, estado do Pará, Brasil, no período de 2006 a 2010.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo transversal, cuja coleta de dados foi realizada no Instituto Médico Legal de Belém. Fizeram parte do banco de dados todos os laudos de indivíduos envolvidos em violência, com consequente trauma facial, do período de janeiro de 2006 a dezembro de 2010 (total de 1.123 laudos). Os dados foram armazenados em formulário padronizado e analisados por estatística descritiva e pelos testes de Kruskal-Wallis e de correlação de Spearman (rs).

RESULTADOS:

Homens solteiros (69,58%), de cor parda (96,65%) e idade média de aproximadamente 31 anos apresentaram maior frequência tanto como vítimas (687/1.123) como principais agressores (56,77%). As lesões mais encontradas foram em tecido mole (lábios, mucosa jugal, língua, outros), com características de erosão, edema, equimose, entre outros. O lado direito da face (39,66%) foi o mais afetado, houve 330 casos de fratura dentária e 234 de avulsão dentária. Os dentes anteriores superiores foram os mais afetados (66,05%). Não houve correlação entre a etiologia e a gravidade da lesão (rs = 0,2027).

CONCLUSÃO:

Traumatismos faciais foram mais prevalentes em homens solteiros e jovens. As lesões mais frequentes ocorreram em tecidos moles com características de erosão, equimose e edema, seguidas por lesões dentárias.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1