Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Classificação das mortes infantis em BeloHorizonte: utilização da lista atualizada de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil / The classification of infant deaths in BeloHorizonte: the use of the updated list ofcauses of death that could be avoided byBrazilian National Health Serviceinterventions

Menezes, Sara Teles de; Rezende, Edna Maria de; Martins, Eunice Francisca; Villela, Lenice de Castro Mendes.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 14(2): 137-145, abr.-jun. 2014. tab
Artigo em Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-4227

Objetivos:

analisar os óbitos de menores de um ano residentes em Belo Horizonte, segundo critérios de evitabilidade propostos na Atualização da Lista de Causas de Mortes Evitáveis por Intervenção do Sistema Único de Saúde.

Métodos:

estudo descritivo que utilizou dados dos bancos dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade e sobre Nascidos Vivos do Ministério daSaúde (DATASUS), no período de 2006 a 2011. As causas básicas de morte foram classificadas segundo critérios de evitabilidade. Foram calculados os coeficientes de mortalidade, a mortalidade proporcional por componentes e por principais grupos de causas.

Resultados:

o coeficiente de mortalidade infantil apresentou decréscimo de (18,7%) no período. Dentre as causas evitáveis, observou-se que as taxas declinaram nos subgrupos reduzíveis por ações adequadas de diagnóstico e tratamento (38,8%) ereduzíveis por adequada atenção ao feto e ao recém nascido (30,6%). Os subgrupos reduzíveis por adequadas atenção à mulher na gestação e ações depromoção a saúde, vinculadas às ações de atenção cresceram (17,1% e 22,7%), respectivamente.

Conclusões:

a utilização da referida lista,permitiu identificar quais óbitos são mais passíveis de prevenção e avaliar qual categoria requer maior investimento para redução da mortalidade. Mostrou boa aplicabilidade para evitabilidade de óbitos nos recém-nascidos menores de 1000 gramas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1