Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O contexto organizacional do Sistema deInformações sobre Nascidos Vivos segundo profissionais de saúde do nível municipal / The organizational context of the Live Births Information System according to municipal health workers

Guimarães, Eliete Albano de Azevedo; Carmo, Rose Ferraz; Loyola Filho, Antônio Ignácio de; Meira, Antônio José de; Luz, Zélia Maria Profeta.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 14(2): 165-172, abr.-jun. 2014. tab
Artigo em Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-4231

Objetivos:

compreender o contexto organizacional do Sistema de Informação sobre os Nascidos Vivos (Sinasc), em municípios de Minas Gerais (MG), em 2010.

Métodos:

pesquisa de abordagem qualitativa realizada em municípios dotados de estabelecimentosde saúde onde ocorriam partos e que tinham o Sinasc descentralizado. Foram entrevistados 30 profissionais de saúde e os depoimentos obtidos, submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

as categorias de análise exploradas foram a importância da informação para a gestão em saúde, a gestão técnica da informação e os atributos organizacionais. Os profissionais entrevistados consideraram o Sinasc como o melhor sistema informacional descentralizado, mas apontaram a pouca valorização e a subutilização das informações produzidas na vigilância em saúde. A baixa qualificação profissional, limitações na infra-estrutura e noprocesso de produção e gestão das informações sinalizaram a insuficiência da organização do Sinasc.

Conclusões:

apesar dos avanços obtidos com a descentralização do Sinasc, os serviços municipais vêm enfrentando problemas relacionados à produçãoe gerenciamento dos dados. É preciso maior apoio institucional, melhoria dos recursos materiais, gestão de pessoas e de recursos processuais, adequados paraa realização da prática informacional e para a apropriação do seu produto no monitoramento, avaliação e planejamento de ações e serviços de saúde maternoinfantil. (AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1