Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos eco-epidemiológicos da leishmaniose tegumentar americana no Município de Campinas / Eco-epidemiological aspects of American cutaneous leishmaniasis in the Municipality of Campinas, Säo Paulo, Brazil

Corte, Antônio Angelo; Nozawa, Marcia Regina; Ferreira, Maria do Carmo; Pignatti, Marta G; Rangel, Osias; Lacerra, Savina S.
Cad. saúde pública ; 12(4): 465-72, out.-dez. 1996. mapas, tab
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: lil-189534
Descreve um surto de leishmaniose tegumentar americana ocorrido no período de fevereiro de 1993 a setembro de 1994, nos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, município de Campinas, SP. Ocorreram 25 casos, sete na área rural, nove na área peri-urbana e nove na urbana. Verifica uma mobilidade da ocorrência dos casos em direçäo rural-urbana. Em relaçäo ao sexo, houve predomínio do masculino (60 por cento) sobre o feminino (40 por cento), com 44 por cento dos casos concentrados na faixa etária de 11 a 30 anos. Quanto à ocupaçäo, 48 por cento correspondem a estudantes, empregadas domésticas e donas-de-casa. Em 92 por cento dos casos, a doença manifestou-se com lesäo única, predominantemente localizadas nos membros inferiores e superiores. O surgimento desses casos na área está provavelmente associado à expansäo urbana ocorrida nas décadas de 70-80 e acelerada mais recentemente.
Biblioteca responsável: BR526.1