Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Soroprevalência de sarampo entre pediatras de um hospital-escola / Prevalence of antibodies against measles among pediatricians in a teaching hospital

Guerra, Aline L; Rossi Júnior, Alfio; Paiva, Luciana M; Sato, Helena K; Souza, Vanda A. U. F; Sakane, Pedro Takanori; Baldacci, Evandro R.
Rev. saúde pública ; 33(4): 374-8, ago. 1999. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-247961

Introduçäo:

Em 1996-1997, ocorreu no Estado de Säo Paulo uma epidemia de sarampo. Uma das estratégias de controle da Secretaria do Estado da Saúde foi a vacinaçäo dos profissionais da saúde. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a soroprevalência de sarampo entre os pediatras.

Métodos:

Foram colhidas 150 amostras de sangue de médicos pediatras voluntários, as quais foram submetidas ao teste de ELISA. Um questionário sobre história de sarampo e situaçäo vacinal foi respondido pelos pediatras estudados.

Resultados:

A maioria dos pediatras 147/150 tinha títulos protetores sendo 80,3 por cento sem e 19,7 por cento com história pregressa de sarampo. Em 2 por cento dos pediatras as sorologias foram negativas. Nos sem história de doença, 67 por cento afirmavam terem sido vacinados e 33 por cento apesar de apresentarem títulos protetores ignoravam sua situaçäo vacinal. Dos 79 médicos vacinados, 81 por cento tinham recebido a vacina há pelo menos 25 anos e mantido títulos protetores. Dos 3 com sorologias negativas, um referia vacinaçäo anterior.

Conclusöes:

Apesar da elevada soroprevalência para sarampo, 2 por cento de pessoas susceptíveis podem constituir grupo de risco para aquisiçäo e disseminaçäo da doença em situaçäo epidêmica
Biblioteca responsável: BR67.1