Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Industrializaçäo e mortalidade por leucemias no Estado de Säo Paulo / Industrialization and mortality by leukemias in the State of Säo Paulo, Brazil

Leal, Carmen Helena Seoane.
Säo Paulo; s.n; 2000. 156 p. tab, mapas.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-265302

Objetivo:

Analisar a distribuiçäo espacial da mortalidade por leucemia na populaçäo, buscando identificar agregados e estabelecer sua relaçäo com os níveis de industrializaçäo das diversas regiöes de Säo Paulo.

Métodos:

O estudo realizou-se nas 43 Regiöes do Governo do Estado de Säo Paulo (RGs), no quinquênio 1991/1995. Foi construído um índice de industrializaçäo relativo à leucemia (IIRL) baseado no número de indústrias e empregos industriais por 100.000 habitantes, valor adicionado fiscal, variedade de ramos industriais e indústrias com potenciais exposiçöes de risco para a leucemia.

Resultados:

As RGs mais industrializadas em ordem decrescente säo Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Sorocaba e Säo Paulo. As RGs de Jales e Fernandópolis, que estäo entre as menos industrializadas, foram as que apresentaram o mais alto coeficiente de mortalidade padronizada (CMP).

Conclusöes:

A distribuiçäo da mortalidade por leucemia ocorreu de forma homogênea no Estado de Säo Paulo, näo apresentando correlaçäo com o nível de industrializaçäo. Entretanto, aspectos relacionados ao método epidemiológico adotado (estudo ecológico, e ao uso do parâmetro mortalidade por leucemia), limitam a interpretaçäo dos

resultados:

Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1/614.5999*74 / BR67.1/Mtr 878