Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Emprego em serviços domésticos e acidentes de trabalho näo fatais / Housemaids and non-fatal occupational injuries

Santana, Vilma S; Amorim, Andréa M de; Oliveira, Roberval; Xavier, Shirlei; Iriart, Jorge; Belitardo, Liliane.
Rev. saúde pública ; 37(1): 65-74, fev. 2003. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-326405

OBJETIVO:

Estimar a incidência anual de acidentes näo fatais de acordo com variáveis sociodemográficas e ocupacionais entre empregadas em serviços domésticos.

MÉTODOS:

Inquérito de base comunitária conduzido com 1.650 mulheres de 10 a 65 anos de idade, que referiram ter atividade remunerada e que compunham uma amostra aleatória por conglomerados dos domicílios da cidade de Salvador, capital da Bahia. Os dados foram obtidos por meio de questionários individuais sobre condiçöes de vida, trabalho e saúde. Foi utilizado o teste Exato de Fisher para diferenças de freqüências.

RESULTADOS:

Estimou-se a incidência anual de acidentes de trabalho näo fatais em 5,0 por cento, maior entre as empregadas em serviços domésticos (7,3 por cento) do que entre as demais trabalhadoras (4,5 por cento), diferença estatisticamente significante (p<0,05). Metade dos acidentes entre empregadas em atividades domésticas causou efeitos, freqüentemente näo incapacitantes, mas que levaram 38,1 por cento dessas mulheres a faltar ao trabalho.

CONCLUSOES:

Mulheres com emprego em atividades domésticas representam um contingente expressivo da força de trabalho e a alta incidência de acidentes ocupacionais näo fatais entre elas revela sua importância em saúde pública, o que requer açöes apropriadas de prevençäo
Biblioteca responsável: BR67.1