Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliaçäo crítica do sevelamer no tratamento da hiperfosfatemia em pacientes com insuficiência renal crônica / Critical appraisal of sevelamer for the treatment of hyperphosphatemia in patients with chronic renal failure

Sesso, Ricardo; Ferraz, Marcos B.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 49(1): 103-108, jan.-mar. 2003. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-332722

OBJETIVO:

Avaliar em pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), a efetividade e os custos do sevelamer, um polímero catiônico livre de alumínio e cálcio, que é um novo quelante de fósforo no trato gastrointestinal.

MÉTODOS:

Revisäo da literatura e avaliaçäo crítica de seis ensaios clínicos publicados sobre efetividade e duas avaliações econômicas do sevelamer em pacientes com IRC.

RESULTADOS:

O sevelamer é um quelante de fosfato efetivo (utilizado na dose média de 3,5g/dia dividido em 3 doses às refeições) e com efeito similar ao obtido com sais de cálcio, além de näo apresentar os efeitos colaterais destes últimos (elevaçäo do produto cálcio x fósforo, hipercalcemia, calcificaçäo vascular, musculo-esquelética e cardíaca, etc.). Além disso, o sevelamer promove reduçäo em cerca de 30 por cento nos níveis de LDL colesterol. Custos diretos do sevelamer säo maiores que os dos sais de cálcio, embora os custos totais possam ser menores devido a menor taxa de complicações clínicas e hospitalizações.

CONCLUSÕES:

Sevelamer agrega valor terapêutico importante em pacientes com IRC e hiperfosfatemia. Estudos fármaco-econômicos devem ser realizados em nosso meio para se avaliar a relaçäo custo-efetividade do uso do sevelamer
Biblioteca responsável: BR1.1