Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abelhas africanizadas em área metropolitana do Brasil: abrigos e influências climáticas / Africanized bees in a metropolitan area of Brazil: shelters and climatic influences

Mello, Maria Helena Silva Homem de; Silva, Elisabete Aparecida da; Natal, Delsio.
Rev. saúde pública ; 37(2): 237-241, 2003. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-333776

OBJETIVO:

Abelhas africanizadas säo mais agressivas, enxameiam várias vezes ao ano e utilizam grande variedade de locais para nidificar, diferentemente das européias. Tal comportamento proporciona maior contato com a populaçäo, o que pode aumentar o número de acidentes. Assim, realizou-se estudo com o objetivo de conhecer o comportamento dessas abelhas, assim como a identificaçäo de estratégias mais eficientes de manejo e orientaçäo à populaçäo.

MÉTODOS:

A fonte de dados foi constituída de 3.061 registros de solicitaçöes da populaçäo atendidas pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município de Säo Paulo, de 1994 a 1997, para retirada de colméias e enxames. Foram analisados locais mais freqüentes de instalaçäo de colônias e pouso de enxames, além da correlaçäo com variáveis climáticas. Para isso, utilizou-se o coeficiente de Pearson.

RESULTADOS:

Os valores diários apresentaram correlaçäo positiva com temperatura média e grau de insolaçäo, e negativa com umidade relativa e pluviosidade. As colônias instalaram-se preferencialmente em construçöes artificiais; os enxames em árvores.

CONCLUSOES:

Períodos do ano com altas temperaturas e baixo índice pluviométrico estäo relacionados a maior atividade das abelhas e maior número de enxames, propiciando maior contato com a populaçäo. Objetos como caixas e tambores näo devem ficar expostos; deve-se vedar forros e paredes, pois säo abrigos em potencial para colônias e enxames. Areas arborizadas servem de refúgio para enxames. Deve-se ter atençäo em contato com áreas verdes e näo se deve manusear enxames
Biblioteca responsável: BR67.1