Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hormônio folículo estimulante como preditor do achado de espermatozóides móveis na biópsia testicular de casos de azoospermia / Follicle stimulating hormone as predictor of mobile spermatozoa in testicular biopsy of azoospermic patients

Souza, Carlos Augusto Bastos de; Cunha Filho, João Sabino; Santos, Débora; Gratäo, Ana Angélica; Filippon, Lauren; Tedesco, Cristiana; Freitas, Fernando; Passos, Eduardo Pandolfi.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 49(2): 167-172, abr.-jun. 2003. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-343603

OBJETIVO:

Determinar fatores preditivos do achado de espermatozóides móveis em casos de azoospermia.

MÉTODOS:

Sessenta pacientes com diagnóstico de azoospermia tiveram avaliado seu volume testicular e dosagens séricas de hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), prolactina e testosterona. Os pacientes foram submetidos à biópsia testicular bilateral com anestesia local. As amostras obtidas foram submetidas à avaliaçäo no laboratório de biologia de reproduçäo, sendo classificadas em ausência de espermatozóides, presença de espermatozóides móveis e imóveis, e à avaliaçäo histológica. Foram comparados idade, valores hormonais, volume testicular e histologia com o achado de espermatozóides móveis. Foi considerado significativo um P < 0,05.

RESULTADOS:

Quarenta e cinco pacientes possuíam azoospermia näo-obstrutiva. Foi encontrada uma diferença significativa entre os grupos com achado de espermatozóides móveis e o grupo com ausência de espermatozóides quanto aos valores de FSH (P=0,037 ANOVA one-way). Foi construída uma curva ROC que determinou valores abaixo de 16,05 UI/L (sensibilidade de 76,2 por cento, especificidade de 67,7 por cento) como preditivos do achado de espermatozóides móveis. Näo foram encontradas outras diferenças estatísticas.

CONCLUSÕES:

O FSH possui boa acurácia na determinaçäo da presença de espermatozóides móveis na biópsia testicular de pacientes azoospérmicos. O exame físico, os valores de testosterona, LH e prolactina näo podem ser utilizados na prediçäo do sucesso da biópsia testicular para fins de reproduçäo assistida
Biblioteca responsável: BR1.1