Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da cobertura dos registros de óbitos dos estados brasileiros em 2000 / Assessment of completeness of death reporting in Brazilian states for the year 2000

Paes, Neir Antunes.
Rev. saúde pública ; 39(6): 882-890, dez. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-418174

OBJETIVO:

Calcular e avaliar a cobertura dos registros de óbitos da população adulta das Unidades da Federação brasileira.

MÉTODOS:

Foram estudadas as estatísticas de óbitos, captadas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério da Saúde, de 1999 a 2000,comparadas por sexo. A cobertura dos óbitos dos Estados foi estimada por meio de três técnicas de mensuração do sub-registro de óbitos. A estimativa final seguiu critérios pré-determinados que resultaram na classificação dos Estados em quatro categorias de avaliação.

RESULTADOS:

Pela primeira vez, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística captou menos óbitos do que o Ministério da Saúde. A cobertura dos óbitos foi classificada no mínimo como "satisfatória" para todos os Estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Os demais Estados, a partir do Piauí em direção ao Norte, foram classificados como "regular", exceto para Roraima. A cobertura dos óbitos manteve-se mais completa para os homens.

CONCLUSÕES:

Houve aumento da cobertura dos óbitos para todas as regiões do País, particularmente para o Norte e o Nordeste. Mantendo-se esta tendência, é provável que todos os Estados terão superado a marca dos 80 por cento de cobertura até o ano 2010.
Biblioteca responsável: BR67.1