Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilância de eventos adversos pós-vacinas DPT e preditores de gravidade: Estado de São Paulo, 1984-2001 / DPT post vaccine adverse events surveillance and seriousness predictors: State of São Paulo 1984-2001

Freitas, Fabiana Ramos Martin de.
São Paulo; s.n; 2005. [140] p. tab, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-430006

Objetivo:

Descrever os eventos adversos pós-vacina DPT (EAPV-DPT) notificados no Estado de São Paulo entre 1984 e 2001; identificar preditores de gravidade desses eventos; avaliar o Sistema de Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacina DPT (SVEAVP-DPT).

Métodos:

Estudo descritivo e exploratório de preditores de gravidade. A definição de caso adotada e do SVEAPV, sendo este também a fonte de dados. A avaliação do SVEAPV-DPT foi efetuada segundo metodologia proposta pelo Center for Disease Control and Prevention. Para identificação dos preditores usou-se a regressão logística não condicional.

Resultados:

Foram identificados 6266 casos, dos quais 53 por cento eram graves, 29,5 por cento foram hospitalizados; os eventos mais freqüentes foram febre, episódio hipotônico-hiporresponsivo, reação local e convulsão. Em cerca de 75 por cento dos casos, o evento ocorreu nas primeiras seis horas após a vacinação. Mostraram-se independentemente associadas à gravidade o intervalo de tempo inferior à uma hora entre a aplicação da vacina e o evento, primeira dose aplicada, antecedentes neurológicos pessoais e familiares. O sistema passivo de EAPV é simples, flexível, de baixa sensibilidade, porém útil, descrevendo diferentes tipos de EAPV, identificando lotes mais reatogênicos e oferecendo subsídios para a elaboração de normas técnicas.

Conclusões:

Apesar das limitações, os sistemas passivos de VEAPV constituem o principal instrumento para estudar a segurança de vacinas no período pós-licença, sendo, porém, recomendável a incorporação de novas metodologias, entre elas a de municipíos e unidades sentinelas. Além disso, é recomendável a inclusão na pauta de discussão das revisões periódicas do calendário de imunizações, a introdução da vacina DPY acelular.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; 614.4, 239. 46731/2005 / BR67.1; Mtr, 1394. CM. 46732/2005