Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto do diagnóstico citológico de atipias indeterminadas no sistema público de saúde / The impact of cytological diagnosis of undetermined atypias in public health system

Pereira, Sônia M. M; Yamamoto, Luzia S. U; Loreto, Celso di; Silva, Luciana A; Makabe, Sérgio; Marques, José A; Maeda, Marina Y. S; Santoro, Carmen L; Utagawa, Maria Lúcia; Longatto Filho, Adhemar.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 17(4): 251-254, 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-432235

Introdução:

as alterações citológicas, de significado indeterminado representam uma importante limitação diagnóstica nos programas de escrutíneo de lesões cérvico-vaginais. A introdução de métodos biomoleculares, como o sistema de captura híbrida para detecção de HPV de alto risco contribui para a otimização da conduta clínica dessas pacientes, indicando colposcopia com precisão.

Objetivo:

avaliar o significado de lesões de significado indeterminado com relação à infecção pelo HPV, com o uso do teste de DNA para HPV com o método da captura de híbridos II.

Métodos:

foram estudadas amostras de 236 casos consecutivos examinados no laboratório da DIGENE-BRASIL, de pacientes com diagnóstico citológico prévio de ASCUS. As amostras foram submetidas ao teste de captura híbrida para identificação de DNA-HPV dc alto e baixo riscos.

Resultados:

dos 236 casos analisados, 183 (77,5 por cento) foram negativos para o teste de captura híbrida, seis (2,6 por cento) foram positivos para HPV de baixo risco e 47 (19,9 por cento) foram positivos para HPV de alto risco.

Conclusão:

as amostras positivas para HPV de baixo risco representam uma pequena e não-considerável minoria de casos, provavelmente, transientes. Cerca de 20 por cento dos casos foram positivos para HPV de alto risco e deverão ser encaminhados à colposcopia e biópsia, se necessário. Esses casos representam um grande potencial de progressão para lesões cervicais
Biblioteca responsável: BR408.4