Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência de episódios hipotônicos-hiporresponsivos associados à vacina combinada DTP/Hib usada no Programa Nacional de Imunizações / Incidence of hypotonic-hyporesponsive episodes associated to the combined DTP/Hib vaccine used in Brazilian National Immunizations Program

Martins, Reinaldo M; Camacho, Luiz A. B; Lemos, Maria Cristina F; Noronha, Tatiana G. de; Carvalho, Maria Helena C. de; Greffe, Nadja; Silva, Marli M. da; Périssé, André R; Maia, Maria de Lourdes S; Homma, Akira.
J. pediatr. (Rio J.) ; 83(6): 523-528, Nov.-Dec. 2007. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-472613

OBJETIVO:

Avaliar a segurança da vacina combinada de difteria-tétano-coqueluche de células inteiras e Haemophilus influenzae tipo b usada no Programa Nacional de Imunizações, e em especial a incidência de episódios hipotônicos-hiporresponsivos.

MÉTODO:

Acompanhamento de uma coorte de 21.064 lactentes (20.925 ou 99,7 por cento aderiram ao protocolo de estudo), nas 48 horas após a aplicação da vacina de difteria, tétano, coqueluche de células inteiras e Haemophilus influenzae tipo b em centros de saúde na cidade do Rio de Janeiro, para determinar e investigar eventos adversos graves, espontâneos e solicitados. Cada criança foi monitorada durante somente uma dose.

RESULTADOS:

A incidência de episódios hipotônicos-hiporresponsivos foi de 11.744 doses (casos confirmados) e de 11.495 doses (casos confirmados mais casos suspeitos). A taxa de incidência de convulsões foi de 15.231 doses. Não foram detectados casos de apnéia. Esses resultados são comparáveis àqueles relatados na literatura para a vacina contra difteria-tétano-coqueluche de células inteiras.

CONCLUSÃO:

A vacina contra difteria, tétano, coqueluche de células inteiras e Haemophilus influenzae tipo b em estudo pode ser usada com segurança no Programa Nacional de Imunizações, de acordo com as precauções e contra-indicações correntes.
Biblioteca responsável: BR1.1