Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo de fatores preditores de gravidade e óbito por varicela em residentes da Região Metropolitana da Grande São Paulo (SP), 2003 / Study of risk factors and mortality by chickenpox in residents of the Greater São Paulo Metropolitan Area (SP), 2003

Pellini, Alessandra Cristina Guedes.
São Paulo; s.n; 2006. 145 p. mapas, tab, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-478074

Introdução:

A varicela é uma doença exantemática benigna da infância, causada por uma infecção primária pelo vírus Varicela-zoster. No Estado de São Paulo, no ano de 2003, foram notificados 58.972 casos de varicela mediante ocorrências de surtos, configurando um ano hiperendêmico para a doença. De um total de 60 óbitos em todo o Estado, 47 ocorreram em menores de 4 anos. Mais da metade dos óbitos incidiu em moradores da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

Objetivos:

Descrever e caracterizar os indivíduos residentes na Região Metropolitana da Grande São Paulo que evoluíram para gravidade ou óbito por varicela em 2003 e estudar os fatores preditores desses eventos.

Métodos:

Realizou-se um estudo descritivo das variáveis sociodemográficas, clínicas, antecedentes pessoais e epidemiológicos dos casos de varicela, além de uma análise exploratória dos fatores preditores de gravidade e de óbito pela doença. A existência de associação entre as exposições de interesse e gravidade ou óbito por varicela foi investigada pelas estimativas não ajustadas e ajustadas do odds ratio, com os respectivos intervalos de confiança de 95 por cento, utilizando-se a regressão logística não condicional.

Resultados:

As seguintes variáveis demonstraram associação independente com gravidade e óbito por varicela complicações raras, pulmonares, hemorrágicas e neurológicas. Cirurgia realizada durante a internação por varicela também foi um fator preditor de gravidade. A taxa de mortalidade foi de 36 vezes maior na faixa etária de menores de 15 anos em relação a faixa etária de adultos, e 5 vezes maior na faixa de menores de um ano em comparação à faixa de 1 a 14 anos.

Conclusão:

O amplo conhecimento da epidemiologia da varicela, suas complicações e fatores de risco para gravidade e óbito, é de extrema importância para fundamentar a implementação de estratégias de prevenção e controle deste agravo nos grupos de maior risco.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; 312.2, 88. 47504/2006 / BR67.1; MTR, 1426. 47505/2006