Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biological implications of the phenotypic plasticity in the Schistosoma mansoni - Nectomys squamipes model / Implicações biológicas da plasticidade fenotípica no modelo Schistosoma mansoni - Nectomys squamipes

Martinez, Elaine Machado; Costa-Silva, Michele; Neves, Renata Heisler; Oliveira, Regina Maria Figueiredo de; Machado-Silva, José Roberto.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 50(4): 229-232, July-Aug. 2008. graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-492728
O ratoágua Nectomys squamipes é importante transmissor não-humano da esquistossomose. Durante a infecção experimental em N. squamipes, os vermes adultos apresentam plasticidade fenotípica. Esses achados levaram-nos a investigar se os aspectos biológicos também são afetados. Foram comparadas as características biológicas de quatro cepas de S. mansoni BE (Estado de Belém do Pará), CM (Estado de Pernambuco), CMO (Estado do Rio Grande do Norte) e SJ (Estado de São Paulo), utilizando como modelo experimental N. squamipes criados e mantidos em laboratório. A infecção foi monitorada para a determinação do período pré-patente, eliminação de ovos nas fezes, viabilidade dos ovos, contagem de ovos retidos no intestino e infectividade. Nenhuma modificação biológica foi observada nesses parâmetros. Os resultados sugerem que o N. squamipes é susceptível a várias cepas de S. mansoni, contribuindo para a manutenção da esquistossomose no Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1