Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Apoptose, proliferação e histomorfometria do baço de ratas adultas com hipofunção tireoidiana e ovariana / Apoptosis, proliferation and spleen histomorphometry of adult female rats with thyroid and ovarian hypofunction

Gomes, Mardelene G; Silva, Cristiana Moreira da; Ribeiro, Ana F. Carvalho; Ocarino, Natália M; Moro, Luciana; Vasconcelos, Anilton C; Serakides, Rogéria.
Arq. bras. endocrinol. metab ; 52(6): 1031-1038, ago. 2008. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-492935
Apoptose, proliferação e histomorfometria do baço foram investigados em ratas Wistar adultas ovariectomizadas e não-ovariectomizadas, mantidas em hipotireoidismo induzido pela administração diária de propiltiouracil (PTU) por 120 dias. Dois grupos eutireóideos ovariectomizados e não-ovariectomizados serviram como controle. Foi colhido o plasma para dosagem de T4 livre e o baço para análise da histomorfometria, do índice apoptótico e da expressão imunohistoquímica de caspase 3 e CDC47. Valores de T4 livre foram menores nas ratas tratadas com PTU (p < 0,05). Nos grupos hipotireóideos houve redução do peso do baço, do número e do tamanho dos folículos linfóides e aumento do índice apoptótico e da expressão de caspase 3 (p < 0,05). Porém, o baço de ratas hipotireóideas ovariectomizadas apresentou aumento menos acentuado do índice apoptótico e da expressão de caspase 3 do que o baço de ratas hipotireóideas não-ovariectomizadas (p < 0,05). O grupo eutireóideo ovariectomizado apresentou hiperplasia da polpa branca em relação ao grupo eutireóideo não-ovariectomizado. Não houve diferença na expressão de CDC47 entre os grupos. Conclui-se que a hipofunção tireoidiana e gonadal apresentam efeitos distintos no baço e que na associação hipotireoidismo-hipogonadismo há aumento menos acentuado do índice apoptótico e da expressão de caspase-3 esplênica do que no hipotireoidismo isolado.
Biblioteca responsável: BR1.1