Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Micromorfologia da interface da união sistema restaurador-dentina decídua em função do sistema adesivo e do instrumento cortante rotatório / Micromorphology of the restorative system-primary dentin adhesive interface as a function of the adhesive system and rotary cutting instrument

Melo-Silva, Tereza Cristina Favieri de; Myaki, Silvio Issáo; Melo-Silva, Cláudio Luis de; Arana-Chavez, Victor Elias; Araújo, José Eduardo Junho de.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 7(1): 7-13, jan.-abr. 2007. tab, ilus, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-526689

Objetivo:

Avaliar, in vitro a micromorfologia da interface da união sistema restaurador-dentina decídua, em função do sistema adesivo e do instrumento cortante rotatório.

Método:

Foram utilizados 20 segundos molares decíduos divididos aleatoriamente em dois grupos (n=10). No grupo C, foi realizado desgaste, até atingir a dentina, com ponta carbide. No grupo D, foi feito o mesmo desgaste, porém com ponta diamantada. A superfície preparada de cada dente foi dividida ao meio, sendo que em uma metade foi aplicado um sistema adesivo convencional de duas etapas (Single-Bond - 3M) e na outra um sistema autocondicionante de etapa única (One Up Bond F - Tokuyama). Todos os dentes foram restaurados com a resina composta híbrida (Filtek Z250 - 3M). As amostras foram termocicladas, embutidas em resina, seccionadas para obtenção da interface de união e preparadas para observação ao MEV.

Resultados:

Os dois sistemas adesivos utilizados foram capazes de formar camada híbrida. O sistema adesivo convencional de duas etapas proporcionou melhor selamento da interface de união, quando comparada ao autocondicionante e o emprego da ponta diamantada com o adesivo autocondicionante, mostrou o pior selamento da interface de união, com os maiores valores de gap.

Conclusão:

O instrumento cortante rotatório (ponta diamantada) só apresentou influência negativa na qualidade da interface sistema restaurador-dentina decídua quando se empregou sistema adesivo autocondicionante de etapa única.
Biblioteca responsável: BR1264.1