Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito de doses de torta de filtro e modo de aplicação sobre a produtividade e qualidade tecnológica da soqueira de cana-de-açúcar / Effect of filter cake doses and methol of application on yield and technologycal quality of sugar cane ratoon

Fravet, Paulo Roberto Fávero de; Soares, Rogério Augusto Brem; Lana, Regina Maria Quintão; Lana, Ângela Maria Quintão; Korndõrfer, Gaspar Henrique.
Ciênc. agrotec., (Impr.) ; 34(3): 618-624, maio-jun. 2010. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-547763
A expansão do setor sucroalcooleiro aumenta áreas de plantio, assim como volumes de resíduos (como a torta de filtro) que podem ser utilizados na agricultura como fonte de nutrientes, reduzindo a contaminação ambiental e os custos com adubação, entretanto, faltam informações sobre modos de aplicação. Nesse contexto, conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar doses de torta de filtro e modos de aplicação (superficial na linha e incorporado na entrelinha) sobre as variáveis tecnológicas e produtividade da cana soca. O experimento foi instalado em soqueira de cana-de-açúcar (SP 81-3250), cultivada em solo de textura argilosa, localizado no município de Goianésia/GO. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso (DBC), com onze tratamentos e 5 repetições, em esquema fatorial 5 X 2 + 1 que correspondem a 5 doses crescentes de torta de filtro (0, 10, 20, 40 e 80 t ha-1), combinadas a 2 modos de aplicação (na linha superficial e na entre linha incorporada) e um tratamento adicional correspondente à adubação mineral da Usina Jalles Machado S.A.. A aplicação de torta de filtro na cana-soca na dose de 70 t ha-1 proporcionou a maior produção de colmos de cana-de-açúcar, independentemente do modo de aplicação.
Biblioteca responsável: BR1.1