Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação econômica da aplicação de fertilizantes nitrogenados em pastagens destinadas a vacas em lactação / Economic evaluation of the application of nitrogen fertilizers in pastures intended for lactating cows

Reis, Guilherme Lanna; Reis, Ricardo Pereira; Ferreira, Isabel Cristina; Lana, Ângela Maria Quintão; Aguiar, Adílson de Paula; Lana, Regina Maria Quintão.
Ciênc. agrotec., (Impr.) ; 34(3): 730-738, maio-jun. 2010. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-547776
O crescimento da renda e da população mundial tem demandado um aumento de alimentos e de insumos. Essas questões afetam diretamente a pecuária leiteira explorada em pastagens intensivas. Por meio deste estudo, buscou-se avaliar economicamente a estratégia da fertilização nitrogenada em pastagens destinadas a atividade leiteira, em distintos cenários econômicos e produtivos. Utilizou-se a margem bruta como indicador econômico. Ficou evidenciada a importância da eficiência da utilização de insumos e de forragem. No cenário atual de preços de fertilizante e de leite, a fertilização com nitrogênio (N) foi viável economicamente, principalmente em doses de, aproximadamente, 200 kg de N/ha/ano, quando houve fornecimento de concentrados e 400 kg de N/ha/ano, quando não ocorreu essa suplementação. Neste trabalho, a uréia apresentou melhor resultado econômico em relação ao sulfato de amônio.
Biblioteca responsável: BR1.1