Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação das fibras colágenas de meniscos frescos e preservados em glicerina: estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus) / Evaluation of the collagen fibers of the fresh meniscus and the meniscuses preserved in glycerine: experimental study in rabbits (Oryctolagus cuniculus)

Vilela, Liana M; Del Carlo, Ricardo J; Silva, João Carlos P. da; Matta, Sérgio Luís P. Da; Rodrigues, Mauricio Correia D; Reis, Amanda Maria S.
Pesqui. vet. bras ; 30(4): 321-327, abr. 2010. ilus, graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-548884
No presente estudo foi avaliado o efeito da glicerina 98 por cento sobre as fibras colágenas, arquitetura tecidual e o tamanho de meniscos mediais de coelhos da raça Nova Zelândia. Os meniscos foram separados em três grupos (1) Grupo MF com meniscos frescos (grupo controle), (2) Grupo MG com meniscos preservados em glicerina 98 por cento por 30 dias, e (3) Grupo MR com meniscos preservados em glicerina 98 por cento por 30 dias e reidratados em NaCl 0,9 por cento, por 12 horas. Os cortes histológicos foram corados com sirius red para identificação dos tipos de colágenos e observados em microscópio de luz polarizada, avaliando-se a concentração total de colágeno Tipo I e III e a disposição das fibras. Os meniscos frescos apresentaram significativamente maior concentração de fibras colágenas Tipo I e menor concentração de fibras colágenas Tipo III que os meniscos preservados (MG e MR); isto ocorreu devido à perda de água e conseqüente redução do tamanho dos meniscos e retração das fibras colágenas dos meniscos dos Grupos MG e MR; isto pode ter feito com que as fibras Tipo I, mais espessas e em maior quantidade, se tornassem mais evidentes do que as fibras colágenas Tipo III, que são mais delgadas e frágeis (fibrilas). Nos três grupos estudados, as fibras colágenas apresentaram-se de forma circunferencial, interpostas por fibras orientadas radialmente. Entretanto, nos grupos tratados (MG e MR) foi observado, em pequenas áreas, leve desorganização das fibras colágenas, o que correspondeu a 42,8 por cento e 14,3 por cento dos meniscos, respectivamente. O grupo de meniscos em glicerina apresentou redução significativa (p<0,05) no tamanho em relação ao Grupo MF. No Grupo MR, 85,7 por cento dos meniscos retornaram ao seu tamanho inicial após a reidratação. A glicerina 98 por cento é eficaz na preservação de meniscos, mantendo o tamanho, a arquitetura estrutural, a integridade e percentagem do colágeno dos meniscos preservados semelhante à de...
Biblioteca responsável: BR68.1