Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto da osteoporose no Brasil: dados regionais das fraturas em homens e mulheres adultos: The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS) / The burden of osteoporosis in Brazil: regional data from fractures in adult men and women: The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS)

Pinheiro, Marcelo M; Ciconelli, Rozana M; Jacques, Natielen de O; Genaro, Patrícia S; Martini, Lígia A; Ferraz, Marcos B.
Rev. bras. reumatol ; 50(2): 113-127, mar.-abr. 2010. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-552812
INTRODUÇÃO/

OBJETIVOS:

O BRAZOS (The Brazilian Osteoporosis Study) é um estudo epidemiológico, de base populacional, realizado em amostra representativa de mulheres e homens brasileiros, de idade superior a 40 anos, com o objetivo de identificar os principais fatores clínicos de risco associados com fratura por baixo impacto. Nesse artigo são apresentados os principais resultados do estudo, de acordo com cada região do país. PACIENTES E

MÉTODOS:

Um total de 2.420 indivíduos, provenientes das cinco regiões do país e de todas as classes socioeconômicas foram incluídos no estudo. Foram avaliados dados antropométricos, bem como aspectos relacionados aos hábitos de vida, fraturas, ingestão alimentar, atividade física, quedas e qualidade de vida por meio de entrevista individual e quantitativa. Fratura por baixo impacto foi definida como aquela decorrente de queda da própria altura ou menos. Valor de P < 0,05 foi considerado como estatisticamente significante.

RESULTADOS:

Não houve diferença estatisticamente significativa da prevalência de fratura nas cinco regiões do Brasil, de acordo com o sexo ou classe social. No entanto, nas mulheres, houve maior ocorrência de fraturas na região metropolitana do que nos municípios do interior dos estados e tendência a maior frequência de fraturas em homens da região nordeste. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa de fraturas se os homens eram provenientes das capitais ou do interior dos estados.

CONCLUSÕES:

De acordo com os nossos resultados, não foi observada diferença significativa da prevalência de fraturas por baixo impacto nem da frequência ou relevância de fatores de risco entre as cinco regiões do Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1