Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções da qualidade de vida de pessoas com HIV/Aids / Perceptions of life quality of people with VIH/AIDS / Percepciones de la calidad de vida de las personas con VIH/Sida

Meirelles, Betina Horner Schlindwein; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Vieira, Fernanda Meneghello Arzuaga; Souza, Sabrina da Silva de; Coelho, Isabela Zeni; Batista, Rafaela.
Rev. RENE ; 11(3): 68-76, jul.-set. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-567470
Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva que objetiva “Identificar os elementos que influenciam a percepção de qualidade de vida (QV) de pessoas que vivem com HIV/Aids”. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 14 pessoas. A análise resultou em quatro categorias Qualidade de vida subjetividade e multidimensionalidade; Viver com HIV/Aids e a qualidade de vida; O cuidado para o viver com qualidade; e Os serviços de saúde como potencializadores da QV. Existem vários fatores que interferem na QV dessas pessoas, tais como aspectos físicos decorrentes da doença, o seguimento do tratamento e o uso dos antirretrovirais. Como aspectos sociais, identificou-se a presença de discriminação e preconceito. A aceitação do tratamento com medicamentos antirretrovirais melhora consideravelmente a QV. A identificação dos fatores que interferem na QV poderá contribuir para o atendimento mais humanizado às pessoas que vivem com HIV/Aids, direcionando o cuidado para além dos aspectos clínicos, instrumentalizando estas pessoas na busca por um viver com mais qualidade.
Biblioteca responsável: BR6.1