Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fadiga no trabalho: como o psicólogo pode atuar? / Fatigue at work: how can the psychologist act? / Fatiga en el trabajo: cómo el psicólogo puede actuar?

Oliveira, Juliana Roman dos Santos; Viganó, Magna Gabriella; Lunardelli, Maria Cristina Frollini; Canêo, Luiz Carlos; Goulart Júnior, Edward.
Psicol. estud ; 15(3): 633-638, set. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-571608
As más condições laborais e a forma de organização do trabalho dentro do sistema capitalista frequentemente têm se mostrado nocivas para o trabalhador. Além disso, a chamada síndrome da fadiga crônica é um dos males que acomete a classe trabalhadora. Por meio de revisão teórica buscou-se caracterizar a síndrome, suas possíveis causas e consequências e o papel do psicólogo nas organizações. A fadiga pode ser compreendida como um esgotamento físico e mental, culminando em consequências para a saúde do trabalhador. Excesso de trabalho, pressão por produção, turnos alternados, riscos físicos e falta de autonomia são alguns fatores apontados como prováveis desencadeadores da síndrome, e as consequências encontradas vão desde baixo rendimento e maior risco de acidentes de trabalho até dificuldade para relaxar em momentos de lazer. É papel do psicólogo do trabalho e organizacional realizar ações remediadoras e preventivas que impeçam ou dificultem o aparecimento da fadiga no trabalho.
Biblioteca responsável: BR513.1