Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das cepas de Streptococcus pneumoniae causadores de pneumonia invasiva: sorotipos e sensibilidade aos antimicrobianos / Analysis of invasive pneumonia-causing strains of Streptococcus pneumoniae: serotypes and antimicrobial susceptibility

Yoshioka, Cristina R. M; Martinez, Marina B; Brandileone, Maria C. C; Ragazzi, Selma B; Guerra, Maria L. L. S; Santos, Silvia R; Shieh, Huei H; Gilio, Alfredo E.
J. pediatr. (Rio J.) ; 87(1): 70-75, jan.-fev. 2011. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-576132

OBJETIVOS:

Identificar os sorotipos de pneumococo mais frequentemente isolados de crianças internadas com pneumonia invasiva, comparar os sorotipos com os incluídos em vacinas conjugadas e analisar sua sensibilidade aos antimicrobianos mais utilizados na faixa etária pediátrica.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, retrospectivo das pneumonias pneumocócicas identificadas em crianças internadas no hospital universitário da Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2003 a outubro de 2008. Os critérios de inclusão foram faixa etária de 29 dias até 15 anos incompletos com diagnóstico clínico e radiológico de pneumonia e com cultura de sangue e/ou líquido pleural com crescimento de Streptococcus pneumoniae.

RESULTADOS:

Foram incluídas no estudo 107 crianças. Os sorotipos mais frequentes foram 14 (36,5 por cento), 1 (16,7 por cento), 5 (14,6 por cento), 6B (6,3 por cento) e 3 (4,2 por cento). A proporção de sorotipos contidos na vacina conjugada heptavalente seria de 53,1 por cento, na vacina 10-valente de 86,5 por cento e na 13-valente seria de 96,9 por cento. De acordo com os padrões do Clinical and Laboratory Standards Institute 2008, 100 cepas (93,5 por cento) de pneumococos foram sensíveis à penicilina (concentração inibitória mínima, CIM < 2 µg/mL), 7 cepas (6,5 por cento) com resistência intermediária (CIM = 4 µg/mL) e nenhuma com resistência (CIM > 8 µg/mL). Verificamos alta taxa de sensibilidade para as cepas testadas para vancomicina, rifampicina, ceftriaxone, clindamicina, cloranfenicol e eritromicina.

CONCLUSÕES:

Nossos resultados confirmam um expressivo impacto potencial das vacinas conjugadas, principalmente pela 10-valente e 13-valente, sobre os casos de pneumonias invasivas. Os resultados de sensibilidade à penicilina evidenciam que a opção terapêutica de escolha para o tratamento das pneumonias invasivas continua sendo a penicilina.
Biblioteca responsável: BR1.1