Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Óbitos evitáveis até 48 meses de idade entre as crianças da coorte de nascimentos de Pelotas de 2004 / Óbitos evitables hasta los 48 meses de edad entre los niños de La cohorte de nacimientos de Pelotas de 2004 / Avoidable deaths until months of age among children from the 2004 Pelotas birth cohort

Gorgot, Luis Ramon Marques da Rocha; Santos, Iná; Valle, Neiva; Matisajevich, Alicia; Barros, Aluisio J D; Albernaz, Elaine.
Rev. saúde pública ; 45(2): 334-342, abr. 2011. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-577036

OBJETIVO:

Descrever óbitos evitáveis de crianças pertencentes à Coorte de Pelotas, RS, de 2004.

MÉTODOS:

O óbito de 92 crianças entre 2004-2008 da Coorte de Pelotas 2004 foi identificado e classificado conforme a Lista de Causas de Mortes Evitáveis por Intervenções do Sistema Único de Saúde. Os Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) municipal e estadual foram rastreados para localizar mortes ocorridas fora de Pelotas e as causas após o primeiro ano vida. O óbito de menores de um ano foi avaliado e comparado entre um subestudo e o SIM. Foram calculados coeficientes de mortalidade 1.000 nascidos vivos (NV), mortalidade proporcional por causas evitáveis e conforme tipo de unidade básica de saúde (tradicional ou Estratégia Saúde da Família).

RESULTADOS:

O coeficiente de mortalidade foi de 22,21.000 NV, 82 óbitos ocorreram no primeiro ano de vida (19,41.000 NV), dos quais 37 (45 por cento) na primeira semana. Mais de ¾ dos óbitos (70/92) eram evitáveis. No primeiro ano de vida, a maioria (42/82) das mortes seriam evitadas pela adequada atenção à mulher durante a gestação; de acordo com o SIM, a maioria (n = 32/82), pela adequada atenção ao recém-nascido. Não houve diferença entre o tipo de Unidade Básica de Saúde quanto à proporção de óbitos evitáveis.

CONCLUSÕES:

É alta a proporção de óbitos infantis que podem ser evitados. Para que os óbitos evitáveis possam ser utilizados como indicadores no monitoramento da qualidade da atenção à saúde materno-infantil, é necessário aprimorar a qualidade dos os registros das Declarações de Óbito.
Biblioteca responsável: BR67.1