Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coletivos de trabalho, inserção e formação: o caso dos juízes do trabalho / Collectives of labor, insertion and education: the case of the labor judges / Colectivos de trabajo, inserción y formación: el caso de los jueces del trabajo

Machado, Genilza Evaristo; Silva Araújo, Anísio José da; Zambroni-de-Souza, Paulo César; Athayde, Milton Raimundo Cidreira de.
Psicol. ciênc. prof ; 30(4): 698-711, dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: lil-580078
O artigo propõe-se a refletir sobre os processos de inserção profissional e formação continuada de juízes do trabalho de um Tribunal localizado na Região Norte do Brasil, colocando em destaque, a partir da contribuição de algumas abordagens clínicas do trabalho, a função que os coletivos de trabalho podem desempenhar nesses processos. O artigo baseia-se em pesquisa qualitativa, da qual participaram treze juízes, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, examinadas pela técnica da análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciam que a inserção na magistratura é marcada por dúvidas, receios, medos e inseguranças, e que sua formação continuada se vê prejudicada pelo aumento do volume de tarefas que consomem a jornada de trabalho, avançando em uma faixa do tempo extratrabalho. Tais dificuldades são enfrentadas na solidão ou, quando muito, com o apoio de um círculo muito restrito de pares. Sugere-se que as dificuldades seriam mais bem geridas caso os coletivos de trabalho se mostrassem mais receptivos....(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1