Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde / Playing in the waiting room of a children's outpatient clinic: the view of health professionals / El juego en sala de espera de un ambulatorio infantil: a visión de los profesionales de salud

Nascimento, Lucila Castanheira; Pedro, Iara Cristina da Silva; Poleti, Lívia Capelani; Borges, Ana Luiza Vilela; Pfeifer, Luzia Iara; Lima, Regina Aparecida Garcia de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 45(2): 465-472, abr. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589169
O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.
Biblioteca responsável: BR1.1