Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso da LIPE® como indicador externo na determinação da digestibilidade da proteína e matéria seca de alimentos em frangos de corte / Use of LIPE® as an external indicator in the determination of protein and dry matter digestibility of broiler chicken food

Vasconcellos, Carlos Henrique de Figueiredo; Fontes, Dalton de Oliveira; Saliba, Eloisa de Oliveira Simões; Veloso, José Antônio de Figueiredo; Lara, Leonardo José Camargos.
Ciênc. agrotec., (Impr.) ; 35(3): 613-620, maio-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-590067
Realizou-se um ensaio metabólico para avaliar a lignina purificada de eucalipto (LIPE®), como indicador na determinação da digestibilidade da proteína bruta e matéria seca de alimentos para frangos de corte. Os tratamentos corresponderam a uma dieta basal e outras oito dietas contendo os alimentos-teste. Os alimentos foram milho, milho expandido, farelo de soja, farelo de soja expandido, glúten de milho 22 por cento, glúten de milho 60 por cento, farinha de carne e ossos e farinha de penas e vísceras. Os alimentos protéicos e os com menor teor de proteína substituíram 25 e 40 por cento da dieta basal, respectivamente. Foram utilizados 270 pintos de corte, linhagem Ross, de ambos os sexos, dos 21 aos 31 dias de idade. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente ao acaso em esquema fatorial 9×3 (rações × métodos), com três repetições. Os coeficientes de digestibilidade (CD) da proteína e da matéria seca e os valores da proteína bruta digestível e da matéria seca digestível de sete das nove dietas, calculados pelos métodos da coleta total de excretas e dos indicadores óxido crômico e LIPE®, foram semelhantes. Com os alimentos-teste, farelo de soja expandido e farinha de penas e vísceras, o uso de óxido crômico resultou em CD e valores de proteína e matéria seca digestível mais altos, quando comparado com o uso da LIPE® e da coleta total de excretas que foram semelhantes entre si. Pode-se considerar que a proteína bruta digestível e matéria seca digestível dos alimentos, calculada pelos três métodos, foram equivalentes. A LIPE® pode ser validada como indicador de digestibilidade da proteína e matéria seca de alimentos para frangos de corte.
Biblioteca responsável: BR1.1