Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social vulnerability and health status: a household survey in the central area of a Brazilian metropolis / Vulnerabilidade social e estado de saúde: inquérito domiciliar em uma metrópole brasileira

Barata, Rita Barradas; Ribeiro, Manoel Carlos Sampaio de Almeida; Cassanti, Ana Carolina; Grupo do Projeto Vulnerabilidade Social no Centro de São Paulo.
Cad. saúde pública ; 27(supl.2): s164-s175, 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-593870
O estado de saúde autorreferido de uma amostra de adultos residentes na área central do Município de São Paulo, Brasil, foi estudado comparando-se um grupo de residentes em setores censitários sem vulnerabilidade social, segundo o indicador elaborado pela Fundação SEADE, e um grupo de residentes em setores censitários com média, alta ou muito alta vulnerabilidade social. A idade e o sexo foram utilizados como variáveis de controle, enquanto a renda familiar, o grau de escolaridade, o grau de felicidade, a adequação do nível de renda, a satisfação com a vizinhança e a sensação de discriminação foram as variáveis intervenientes selecionadas. Após o ajuste no modelo hierárquico, o estado de saúde autorreferido mostrou associação inversa com a vulnerabilidade social, idade e sensação de discriminação e relação direta com a renda, a escolaridade, o grau de felicidade. A satisfação com a vizinhança e a adequação do nível de renda perdem significância após o ajuste. O grau de felicidade é a variável com maior força de associação com o estado de saúde mesmo após o controle pelas demais variáveis.
Biblioteca responsável: BR1.1